Teresa Sousa Ferreira
Médica Psiquiatra
Nesta página encontra os testemunhos de alguns dos pacientes que completaram o programa de Terapia Comportamental Dialética PT-AMBADIL®
pioneiro em Portugal
"Para mim, o programa de terapia comportamental dialética realizado com a Dra. Teresa Sousa Ferreira, devolveu-me a esperança de que poderia ter uma vida que "valesse a pena ser vivida". Já tinha grandes expectativas sobre o programa, uma vez que estava a par do trabalho da prof. Marsha Lineham (criadora da psicoterapia), mas a oportunidade de vivenciá-lo em Portugal e o excelente acompanhamento que tive, tornou esta viagem muito mais proveitosa e enriquecedora. Aprendi que é um trabalho para a vida, mas que posso e tenho agora ferramentas capazes de me colocar novamente no caminho que desejo para mim e que não tenho de ter medo de nunca conseguir sair "do buraco", porque eu sou mais do que um diagnóstico. Estou muito grata pela oportunidade e pelo vosso trabalho. "
"Completei recentemente o Programa de Terapia Comportamental Dialética (DBT) e posso dizer que foi o que mais contribuiu para a minha qualidade de vida desde que fui diagnosticada com a Perturbação de Personalidade Borderline. Durante as sessões eu aprendi a reconhecer e responder às diferentes emoções que surgem no dia-a-dia, o que me ajudou a viver com mais paz de espírito. A Drª Teresa Sousa Ferreira valida os nossos medos e emoções e deixa-nos muito confortáveis para abordar traumas, percebendo como as diferentes técnicas nos podem ajudar nos momentos mais difíceis. Em geral, desde que completei o programa, sinto-me em controlo da minha vida e confio na minhas capacidades de resolução de problemas."
"O programa foi o caminho que tinha de percorrer para adquirir as estratégias que precisava para sentir-me em controlo da minha vida. Antes era prisioneiro dos meus próprios impulsos e acessos de raiva. Prejudiquei-me e prejudiquei sem querer outros. Agora consigo tomar decisões de forma sensata. Sou eu a tomá-las e não as minhas emoções. Já não me sinto um arbusto ao sabor do vento. Foi um caminho trabalhoso mas sem dúvida que valeu a pena. Para colher temos de semear."
As imagens são meramente ilustrativas e os nomes foram alterados para garantir a confidencialidade dos relatos dos pacientes que gentilmente os cederam.